Confira o material completo aqui
O mercado de aluguel em Belo Horizonte continuou sua trajetória ascendente nos preços dos aluguéis pelo 17º mês consecutivo. É o que mostram os dados de abril do índice de Aluguel QuintoAndar Imovelweb, divulgado hoje. No entanto, há sinais de desaceleração no início de 2024. Isso significa que o consumidor tem sentido de maneira menos intensa a alta dos preços, na comparação com 2023.
Em abril, o preço médio do metro quadrado registrou alta de 1,48% em relação a março, com o preço médio por metro quadrado a R$ 35,50. Esse aumento marca um novo recorde e reflete a contínua pressão sobre o mercado de aluguel na capital mineira.
Apesar disso, observa-se uma perda de força no ritmo de crescimento. Segundo o indicador, a alta de março para abril foi a menor para esse período (que marca o fim da alta temporada) desde 2021, quando o aumento frente a março de 2021 foi de 0,42%. Naquele momento, o mercado ainda vivia sob os impactos da Covid-19 na economia.
Nos últimos 12 meses, a alta de preços atingiu 12,11% – o menor patamar registrado desde março de 2022. Somente este ano, a alta acumulada no último ano caiu mais de dez pontos percentuais.
“O ano de 2024 está se consolidando como um ano de desaceleração do aumento dos preços na capital mineira. É uma boa notícia para aqueles que procuram alugar um imóvel. Com os preços subindo de forma moderada, as famílias conseguem ter um planejamento maior para alugar o seu imóvel destaca Pedro Capetti, especialista em dados do QuintoAndar.
A despeito dos preços continuarem subindo, os consumidores ainda têm margem para negociação. O índice de Aluguel QuintoAndar Imovelweb revela que o desconto médio nas transações realizadas em abril foi de 3,1% – 0,2 ponto percentual acima do patamar registrado no mesmo período de 2023.
Sobre o índice de Aluguel QuintoAndar Imovelweb | Metodologia
A metodologia do novo índice usa um modelo de preços hedônico, flexível, e incorpora dezenas de variáveis estruturais e locacionais para melhorar a qualidade e precisão dos dados. Fatores como tamanho, número de vagas de garagem, acessibilidade a escolas, entre outros, são levados em conta. Como resultado, o índice se mostra um retrato fiel das tendências no mercado.
O índice de Aluguel QuintoAndar Imovelweb substitui o antigo índice QuintoAndar de Aluguel (e também o Index do Imovelweb). O novo índice parte de uma base de dados maior e mais representativa.
Lançado em SP, Rio, Curitiba, Belo Horizonte, Porto Alegre e Brasília, o indicador tem periodicidade mensal. Acesse grupoquintoandar.com/indice-de-aluguel/ para mais informações.